STOP SOLIDÃO

Segundo a OMS, de entre os países de língua portuguesa, Portugal é o país com a maior percentagem (24%) de pessoas com 60 ou mais anos.

Esta e outras contribuições para o desenvolvimento só podem ser asseguradas se as pessoas mais velhas puderem desfrutar de condições adequadas de saúde, até porque é a partir dos 60 que as complicações com a saúde surgem se não estivermos capacitados para as entender e prevenir.

É com base nestes fatos que a Organização Mundial da Saúde lançou o “Envelhecimento Activo – Um Enquadramento Político” , em 2002 – um documento delineando suas abordagens e perspectivas para um envelhecimento saudável ao longo da vida.

O conceito Oficina do Sorriso tem como ponto de partida tudo o que atrás ficou dito e a iliteracia na saúde como a realidade com que nos defrontamos e vai dar enfase aos estilos de vida e à responsabilização activa das pessoas pelo seu próprio bem-estar Assim o objectivo estratégico é: – Efectuar a avaliação do risco (cardiovascular, depressão/isolamento social) em dois polos da freguesia das Avenidas Novas, de forma a fornecer aos idosos, e outros grupos vulneráveis, ferramentas básicas para adquirirem maior qualidade de vida e autonomia.

Para atingir este objectivo vamos desenvolver as seguintes actividades:

• Atendimento médico com clínico geral para identificação e caracterização de grupos com factores de risco e comportamentos desviantes.

• Plano de intervenção para os grupos mais vulneráveis ou de risco.

• Intervenção de educação para a saúde: individuais durante a consulta médica ou em grupo através de, workshops teórico-práticos, com avaliação breve da aquisição de conceitos e conhecimentos para controlo metodológico.

• Tertúlias com vizinhos, voluntários e workshops em instituições efectuados por uma equipa multidisciplinar médico-social – Aprender fazendo.

• As intervenções vão ser gravadas e trabalhados com suporte audiovisual e multimédia de forma a poder não só fornecer instrumentos de trabalho a outros núcleos com quem trabalhamos, como para servir de instrumento de avaliação do projecto.

• Metodologias participativas e sempre em contexto real, com recurso à utilização de audiovisuais e multimédia quando necessário principalmente no trabalho comunitário de literacia e promoção da saúde.